Olá,

Como já falei algumas vezes com vários de vocês, em particular o Manuel Anastácio, o André, Waldir e o Manuel de Sousa, e na sequência do pedido do Vahid para mostrarmos ao resto do Movimento o que temos andado a fazer em Portugal em matéria de Educação e Wikimédia, penso que seria muito interessante produzirmos um artigo para a Newsletter de Educação [1] fazendo uma retrospectiva sobre os primeiros programas de educação que fizemos em Portugal, e em particular com a Wikimedia Portugal.

Como se poderá ver da recolha que vai adiante, temos um passado brilhante, de pioneirismo, com uma actividade da Wikipédia na Educação, e em particular na Universidade, que remonta a 2008, ainda antes da WMPT existir. Em 2010 entramos oficialmente no Wikipedia Education Program, com a realização da 1ª Academia Wikipédia em Portugal, na Exponor.

O presente e futuro é igualmente auspicioso, com um programa de formação de professores em curso no Sindicato dos Professores da Madeira, e vários programas na forja em Universidades e Institutos de Portugal. Continuamos, no entanto, a precisar de alguém dentro da WMPT que acompanhe e lidere os programas educativos de um modo mais dedicado - por enquanto estamos a distribuir o trabalho entre os que vão podendo, entre nós.

Segue o que pude recolher numa primeira abordagem. Agradeço que quem tiver mais informações ou veja algo que precise ser corrigido ou completado nessa lista. Penso que seria muito interessante que nós,  Wikimedia Portugal iniciassemos a nossa participação na Newsletter de Ensino com uma retrospectiva com tudo que tem sido feito em Portugal, para nos recolocar no mapa. :)

Timeline:

2008 - Desde logo, os programas anuais do professor Virgílio Machado, entre 2008 e 2010 [2][3], com o uso da Wikipédia na sala de aulas, envolvendo um total de 80 alunos (35+45) de duas turmas da disciplina de Logística do curso de licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, visando a produção de 80 artigos sobre os temas dados no âmbito dessa disciplina. Tanto pela data precoce em que estes programas começaram (antes mesmo de existir um capítulo em Portugal), como pelo grande número de alunos envolvidos, e pelo prestígio da Universidade em causa, parece-me que esta foi uma experiência bastante pioneira para a época, à parte os problemas que vieram depois. Listas dos mais de 80 artigos trabalhados/ concluídos: [4] [5]

2009 - Programa Harvard Medical School - Portugal [6][7][16] ?

Janeiro de 2010 - Apresentação no Instituto Superior Técnico sobre o projecto, a pedido do Prof. Jose Borbinha [11]

Abril de 2010 - 1ª Academia Wikipédia em Portugal [8] [9] [10], na Exponor, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O evento contou com uma assistência de 65 pessoas, e coma  participação do Kul Takanao Wadhwa, da WMF.

Em 2010, com a 1ª Academia Wikipédia, Portugal entra oficialmente no Wikipedia Education Program [12], uma iniciativa conjunta do Movimento Wikimédia e da WMF [13].

Janeiro de 2011 - Documentário e palestra no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, sobre os 10 anos da Wikipédia.[14]

Março de 2011 - Apresentações sobre a Wikipédia a professores [15]

Janeiro de 2013 - Contacto do Everton, do programa Catalisador do Brasil, com vista ao  Wikipedia Education Program, no âmbito do programa Wikipédia na Universidade do Brasil [17]

Setembro de 2013 - Contacto de uma mestranda da Universidade Aberta sobre as iniciativas Wikipédia no Ensino em Portugal [18], sendo desenvolvido o contacto entre a WMPT e a mestranda [19] .

Julho de 2015 - Contacto das pessoas da Universidade Aberta com vista a retomar o projecto anterior [19].

Entre Fevereiro e Abril de 2016 quatro alunos da UAb, orientados por duas professoras, e com algum acompanhamento da WMPT, ampliaram o artigo M-Learning, resultando numa tese de doutoramento.[20]


Abraço,

Paulo